O papel da TI no suporte ao trabalho híbrido: desafios e soluções

Em um novo normal pós pandemia, o trabalho híbrido acabou tornando-se uma realidade viável para muitas empresas. Afinal, o modelo remoto provou sua eficácia para a manutenção dos negócios no período mais crucial da Covid 19 e a retomada gradual das atividades indicou que era possível encontrar um equilíbrio entre o trabalho home-office e o presencial.  

Porém, o gerenciamento de dispositivos remotos exige uma atenção ainda maior das equipes de suporte que enfrentam mais desafios de TI no trabalho híbrido. Afinal o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) divulgou dados mostrando que a insuficiência de equipamentos adequados para o trabalho remoto estava entre os principais desafios na fase da quarentena.

Neste estudo, mais de 35% das empresas disseram que faltavam computadores e demais equipamentos para desenvolver atividades cotidianas de suas operações. E com a efetivação do trabalho híbrido, tais necessidades tiveram de ser resolvidas. E a locação de equipamentos de TI acabou se tornando uma estratégia eficiente para ajudar o suporte em ambientes remotos.

São muitos os benefícios com a locação de equipamentos trazendo soluções de TI para o trabalho híbrido e garantindo uma infraestrutura de TI flexível que proporciona segurança, inovação e um eficiente suporte técnico para trabalho remoto.

Como a locação de equipamentos de TI ajuda a enfrentar os desafios no trabalho híbrido

Considerar o aluguel de equipamentos traz muitas facilidades para qualquer empresa adotar o novo sistema mantendo a eficiência de TI em ambiente híbrido. A seguir 8 vantagens para a empresa, seus colaboradores e o suporte de TI:

1. Flexibilidade

Uma das principais vantagens na locação de equipamentos de TI é, sem dúvida, a flexibilidade neste sistema que permite adequar o número de dispositivos de acordo com a real necessidade da empresa, podendo ser feito um ajuste a qualquer momento. No trabalho híbrido, a quantidade de colaboradores trabalhando remotamente pode ter uma variação ainda maior e, com o aluguel de equipamentos, fica muita mais ágil e econômico aumentar ou diminuir tais dispositivos.

2. Controle de orçamento

Esse escalamento flexível é muito vantajoso, afinal a empresa não precisa investir na compra de novos equipamentos, tampouco comprometer sua produção.   Portanto, o aluguel de equipamentos exige um investimento inicial menor, com custos mais calculáveis que facilitam a gestão do orçamento.

3. Manutenção eficiente

Em geral, nos contratos de locação constam serviços referentes às atualizações no sistema. Por isso, todo o trabalho que envolve manutenção e reparo ficam a cargo do provedor de locação garantindo mais segurança de TI no trabalho remoto. Em contrapartida, o suporte de TI da corporação pode dedicar-se ainda mais às atividades estratégicas da empresa.

4. Equipamentos modernos

Por meio da locação de equipamentos também é possível manter a inovação em TI para o trabalho flexível, pois o sistema de aluguel permite que as empresas tenham acesso

aos equipamentos de última geração. Dessa maneira, mesmo no trabalho híbrido é possível manter a demanda de entregas variáveis sem que os colaboradores enfrentem dificuldades no desenvolvimento dos projetos por falta de dispositivos mais modernos.

5. Adaptabilidade

Outra vantagem na locação de equipamentos de TI é de que, os dispositivos e seus sistemas, têm menor chance de ficarem obsoletos. Ou seja, os contratos de locação contemplam as necessidades de mudanças de hardware garantindo à equipe, mesmo em trabalho remoto, ter a chance de se modernizar e ajustar às novidades sem comprometer as condições de trabalho.  

6. Controle de inventário

aluguel de notebook

Com a locação de equipamentos também fica mais fácil para a empresa manter o controle de seu inventário. Os contratos de locação costumam disponibilizar informações detalhadas sobre os dispositivos oferecidos e isso ajuda no gerenciamento de dispositivos remotos.

7. Suporte técnico

Geralmente, os contratos de locação incluem os serviços de suporte técnico para trabalho remoto. A partir disso, fica mais fácil garantir a eficiência de TI em ambiente híbrido, pois os colaboradores podem contar com a assistência do provedor caso aconteçam problemas técnicos.  

Portanto, ao optar pelo aluguel de equipamentos, é sempre importante revisar os termos do contrato para entender quais serviços e suporte serão oferecidos, qual é a exigência oferecida para manutenção e atualização dos dispositivos, qual durabilidade destes equipamentos e de que maneira será a flexibilidade para realizar os ajustes necessários e atender a demanda da empresa e de seus colaboradores em trabalho híbrido.

TI tem papel fundamental no gerenciamento de dispositivos remotos

É praticamente impossível imaginar um bom resultado no sistema de trabalho híbrido sem uma infraestrutura de TI flexível. A equipe de TI desempenha papel fundamental no suporte ao sistema híbrido, em especial, quando os colaboradores estão trabalhando de forma remota.

Cabe ao suporte garantir a eficiência de TI em ambiente híbrido promovendo inovação e segurança para a performance das equipes, sem limitar a experiência e a qualidade das demandas realizadas à distância  

E aqui listamos alguns aspectos importantes da TI dentro desse novo contexto de trabalho:

Rede e conectividade

A equipe de TI precisa oferecer toda a infraestrutura da rede garantindo uma conexão estável e segura. Por isso, sempre é necessário implementar medidas de segurança eficazes que consigam proteger os dados confidenciais, mesmo quando os funcionários estão fora das instalações da empresa.

Plataformas para videoconferência

outra ação imprescindível é manter plataformas de videoconferência eficientes que garantam a realização de reuniões virtuais e promova total colaboração entre as equipes. Também é importante implementar soluções de mensagens instantâneas para possibilitar uma comunicação eficaz entre os colaboradores.

Desktops virtuais e VPNs

também é fundamental possibilitar um acesso remoto seguro por meio de tecnologias como desktops virtuais e redes privadas virtuais (VPNs), que dificultem a ação de hackers. Os aplicativos móveis também são necessários para garantir ao colaborador a realização de tarefas cotidianas e essenciais, por isso entre as soluções de TI para trabalho híbrido constam o desenvolvimento e manutenção desses Apps.

Gestão de dispositivos móveis (MDM)

é necessário ainda a implementação de soluções MDM que ajudem a proteger os dispositivos móveis utilizados para o trabalho híbrido. Cabe ao TI garantir que todos os dispositivos utilizados para o desenvolvimento das demandas de trabalho, se mantenham atualizados com os patches de segurança mais recentes lançados pelo fornecedor de software. Dessa forma, é realizada a correção de pontos de segurança dentro do sistema garantindo seu melhor funcionamento.

Treinamento e suporte

outro desafio de TI no trabalho híbrido é oferecer treinamento remoto garantindo que todos os colaboradores conheçam e se mantenham familiarizados com as ferramentas e práticas de segurança para o trabalho híbrido. Também é essencial disponibilizar suporte técnico remoto eficaz que solucione os problemas independente da localização, ou seja, de forma rápida para não comprometer a segurança do sistema ou atrasar a produção.  

Monitoramento eficaz

a eficiência de TI em ambiente híbrido prevê ainda a implementação de ferramentas para monitorar o trabalho remoto, analisando o desempenho do sistema e identificando precocemente problemas que possam comprometer a produtividade. Cabe à equipe de TI utilizar dados para acompanhar os padrões de trabalho, otimizando processos e melhorando ao máximo a eficiência dos colaboradores em sistema remoto.

Todo o empenho do trabalho híbrido depende da atuação e manutenção realizada pela equipe de TI que precisa de forma contínua criar e manter uma infraestrutura de TI flexível. Com isso, fica mais ágil oferecer segurança e eficiência às necessidades dos colaboradores que estejam trabalhando de maneira remota.

E para que isso realmente aconteça, é importante garantir uma adaptabilidade contínua às mudanças, acompanhando ainda todas as transformações relacionadas ao suporte técnico para trabalho remoto. É essa flexibilidade que irá proporcionar um desenvolvimento seguro e tranquilo no sistema híbrido, impulsionando cada vez mais a produtividade da organização e garantindo soluções de TI para o trabalho híbrido. 

Os principais desafios de TI no trabalho híbrido

Apesar de toda a lista de necessidades apresentadas, o setor ainda enfrenta muitos desafios de TI no trabalho híbrido porque para implementar todas essas soluções é importante garantir integração entre elas, além de promover treinamento frequente para potencializar todos os benefícios das tecnologias adotadas.

E tudo isso precisa estar alinhado com os interesses da empresa, além de exigir investimentos para implementação e manutenção deles. Por isso, o trabalho híbrido ainda apresenta uma série de desafios para os profissionais de suporte e a locação de equipamentos de TI pode ser uma solução eficiente, rápida, mais econômica e viável para transformar esse novo formato de trabalho híbrido em um bom negócio para empresa, colaboradores e clientes.

Com um contrato de locação, é possível oferecer equipamentos de ponta, sistema moderno e seguro, manutenção contínua e flexibilidade permanente para atender às demandas de cada empresa. Garantindo dessa forma que o trabalho híbrido seja mantido oferecendo flexibilidade aos funcionários no trabalho remoto e mantendo o controle sobre a segurança e a conformidade.

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