10 certificações de TI mais valorizadas em 2025

10 certificações de TI mais valorizadas em 2025

Em um ambiente competitivo e em transformação constante, como acontece com o setor de tecnologia, investir em estudo contínuo, manter-se antenado às novidades e buscar certificações reconhecidas globalmente pode ser essencial para conquistar oportunidades e ter uma carreira promissora.

As certificações de TI garantem aos profissionais do setor uma ampla chance de impulsionar a carreira e manter a competitividade profissional sempre acirrada. Por isso, é fundamental buscar conhecimento sobre as principais certificações de TI no Brasil em 2025 para se preparar e investir em um currículo mais atualizado.

Entenda a importância dessas certificações e de que maneira elas podem trazer benefícios para a sua profissão.

1. Validação de conhecimentos e habilidades

Por meio de certificações, um profissional consegue apresentar seus conhecimentos técnicos e, provar que os mantêm atualizados, sendo capaz de executar habilidades reconhecidas internacionalmente. As certificações documentam aos recrutadores e aos clientes que determinado profissional têm capacidade técnica para atender à demanda exigida.

2. Diferencial competitivo

Impossível não sofrer com a pressão de um mercado cada vez mais concorrido, no entanto, aqueles que possuem certificados têm mais chance em se destacar e conseguir as melhores colocações. Por isso, muitas organizações utilizam as certificações como um requisito essencial. Neste caso, durante o processo de triagem já são selecionados aqueles se enquadram nessa exigência e, dessa forma, o processo seletivo já segue com os profissionais que estão mais qualificados.

3. Crescimento e melhores salários

Outra vantagem é de que, os profissionais certificados podem ter acesso às melhores oportunidades de emprego, além de elevar a chance de reconhecimento e promoção. Investir em certificações também traz oportunidade de negociar melhores salários e benefícios. Isso demonstra que as certificações refletem competências importantes para as empresas e mostram que o profissional não está estagnado, mas sempre buscando aperfeiçoamento e reciclando seus conhecimentos. 

4. Acesso às novas tecnologias

Este é um setor em constante inovação, portanto, os processos de certificações exigem uma atualização permanente. Dessa maneira, o profissional consegue se manter alinhado às novidades e práticas tecnológicas mais recentes. Quem investe em certificações, naturalmente demonstra maior conhecimento técnico para adotar inovações com maior agilidade e segurança.

5. Maior credibilidade

Empregadores e clientes avaliam as certificações como um instrumento essencial para aumentar a confiança e a credibilidade. Por isso, os profissionais certificados têm mais chance de construir uma reputação sólida e estabelecer boas parcerias de negócio.

6. Melhora da competitividade

Para as empresas que mantêm em seu escopo profissionais certificados, o reconhecimento no mercado só tende a crescer. Com isso, elevam as chances de oferecer melhores serviços e, consequentemente, aumentar sua carteira de clientes. Isso acontece porque profissionais certificados agregam conhecimento à equipe, valorizando a qualidade e eficiência e garantindo mais segurança aos projetos.

7. Reconhecimento profissional

Em geral, essas certificações são reconhecidas globalmente, e isso pode ser um passo para conquistar oportunidades internacionais. Ou seja, apostar em certificações aumentam as oportunidades de um reconhecimento profissional, fator decisivo para disputar melhores vagas e ter salários mais elevados. Sem contar que, durante os treinamentos e exames, os participantes têm a oportunidade de realizar networking, ampliando sua rede e garantindo contatos relevantes com profissionais da área.

Portanto, as certificações são essenciais para quem quer se destacar na carreira e ampliar suas oportunidades de crescimento profissional. Por isso, selecionamos as 10 certificações de TI mais valorizadas no Brasil em 2025, assim você consegue já se organizar para fazê-las!

As 10 certificações de TI mais valorizadas no Brasil em 2025

1. Certificação ITIL

A certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um framework que padroniza processos para gerenciamento de serviços de TI, focando na entrega de valor ao cliente. É considerada uma das mais reconhecidas na área de gestão de serviços de TI, pois ajuda as organizações a alinharem os serviços de TI com os objetivos do negócio melhorando sua eficiência, reduzindo riscos e aumentando a satisfação dos usuários.

É uma certificação bastante importante para gestores de TI.

2. Certificação CISSP

A certificação CISSP (Certified Information Systems Security Professional) é baseada em um currículo que abrange 8 domínios do (ISC)² CISSP Common Body of Knowledge (CBK):

  • Security and Risk Management (Gestão de Segurança e Riscos)
  • Asset Security (Segurança de Ativos)
  • Security Architecture and Engineering (Arquitetura e Engenharia de Segurança)
  • Communication and Network Security (Segurança de Comunicação e Redes)
  • Identity and Access Management (IAM) (Gestão de Identidade e Acesso)
  • Security Assessment and Testing (Avaliação e Testes de Segurança)
  • Security Operations (Operações de Segurança)
  • Software Development Security (Segurança no Desenvolvimento de Software)

É considerada uma das mais prestigiadas na área de segurança da informação, promovendo a validação do conhecimento e da experiência de profissionais que atuam na proteção de sistemas, redes e dados contra ameaças cibernéticas.

3. AWS Certified Solutions Architect – Associate

Já a certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate tem como foco principal a arquitetura de soluções na nuvem AWS. É destinada aos profissionais com experiência na AWS, validando sua capacidade em projetar sistemas distribuídos escaláveis, resilientes, seguros e econômicos. Por meio dessa certificação, os profissionais conseguem comprovar suas habilidades para arquitetar e implantar aplicações em nuvem.

É considerada uma das mais populares e relevantes, em especial por quem projeta e implementa soluções na plataforma Amazon Web Services (AWS), afinal confere mais capacidade para criar sistemas robustos e seguros na nuvem.

aluguel de notebook

4. Cisco Certified Network Associate (CCNA)

Oferecida pela Cisco Systems, a certificação CCNA é baseada em conhecimentos básicos e intermediários sobre redes de computadores que validam a capacidade do profissional para instalar, configurar, administrar e solucionar problemas em redes LAN e WAN, incluindo conceitos de segurança e automação.

Essa certificação CCNA é uma das mais reconhecidas na área de redes, sendo fundamental para busca consolidar seus conhecimentos em infraestrutura de redes, segurança, e conectividade, afinal oferece habilidades em roteamento, comutação e solução de problemas em redes.

5. Microsoft Certified: Azure Fundamentals

Essa é a certificação indicada para validar conhecimentos básicos sobre serviços em nuvem, conceitos essenciais do Azure e sua aplicação na prática. Por isso, também é indicada para estudantes ou demais pessoas interessadas em entender os fundamentos da computação em nuvem.

Apesar de a certificação Microsoft Certified: Azure Fundamentals ser considerada nível básico, é muita indicada para profissionais em início de carreira ou que desejam compreender os conceitos básicos da tecnologia Azure, incluindo conceitos fundamentais de computação em nuvem.

6. CompTIA Security+

Recomendada àqueles que desejam validar suas habilidades de segurança em ambientes variados, essa certificação CompTIA Security+ é uma das mais valorizadas na área de segurança da informação. Por isso, é excelente alternativa para quem quer iniciar ou consolidar sua carreira em cybersecurity.

Também é uma certificação vendor-neutral, ou seja, independente de fornecedor, validando os conhecimentos essenciais em segurança da informação. Ela procura apresentar os conceitos e práticas de proteção, ameaças, vulnerabilidades, gestão de identidade, criptografia e segurança operacional.

7. CISM – Certified Information Security Manager

Essa certificação CISM é oferecida pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association), com reconhecimento indiscutível para profissionais que trabalham na gestão de segurança da informação. É bastante direcionada para o alinhamento da segurança, trazendo em sua grade temas como gestão de riscos, desenvolvimento e gestão de programas de segurança e resposta eficiente aos incidentes.

É muito indicada para quem está em posições de liderança, ou seja, aqueles profissionais que gerenciam, projetam, supervisionam e avaliam a segurança da informação em organizações.

8. Certificação Oracle

Já a certificação Oracle reúne uma série de credenciais reconhecidas que intensificando as habilidades em tecnologia e produtos da Oracle Corporation, uma das maiores fornecedoras de software de banco de dados, soluções de nuvem e sistemas empresariais.

As certificações Oracle comprovam expertise técnica, por isso é reconhecida para quem deseja avançar na carreira em setores ligados aos bancos de dados, desenvolvimento, administração, arquitetura de sistemas, cloud computing, entre outros.

9. Certificação Linux

Considerada uma credencial para os profissionais que buscam administrar, configurar e operar sistemas baseados no kernel Linux, um dos sistemas operacionais mais usados em servidores, cloud computing e ambientes corporativos.

A certificação Linux comprova a capacidade técnica para atuar em sistemas operacionais Linux, amplamente usados em TI, data centers, desenvolvimento e infraestrutura de nuvem. São muitas as certificações oferecidas por diferentes organizações, abordando diferentes níveis de experiência e abrangendo amplas áreas de atuação.

10. PMP – Project Management Professional

Para finalizar, a certificação PMP (Project Management Professional) é muito reconhecida na área de gestão de projetos. Concedida pelo PMI (Project Management Institute), e é responsável por validar as habilidades dos profissionais em gerenciar projetos de forma assertiva.

Essa certificação é baseada no PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge), que reúne as melhores práticas e padrões em gerenciamento de projetos. Portanto, é uma comprovação de que o profissional está apto para liderar, planejar, executar e finalizar projetos em diversos setores, garantindo os melhores resultados.

Por que essas certificações são valorizadas?

Atualização: porque garantem que o profissional se mantenha atualizado e alinhado às práticas tecnológicas mais recentes. E inovação é palavra-chave neste setor!

Demanda: porque atendem às necessidades atuais e, em constante evolução, das empresas brasileiras em seus diversos setores.

Reconhecimento: porque têm reconhecimento em nível internacional, ampliando oportunidades de negócios.

Competitividade: porque elevam a capacidade de empregabilidade e ajudam na negociação de salários mais elevados.  

Ao investir nas certificações de TI mais valorizadas no Brasil em 2025, é notório a elevação da capacidade técnica no setor permitindo o desenvolvimento de projetos mais modernos e inovadores.

No entanto, buscar tais certificações também requer desafios que podem impactar a motivação dos profissionais. Entre os principais, destacam-se complexidade, custo financeiro e planejamento de carreira. Aqui, apresentamos algumas dicas para superá-los.

Complexidade – as certificações costumam ter profundidade exigindo dedicação aos estudos. Por isso, quando decidir buscar essa compreensão mais aprofundada organize um tempo para se dedicar ao conteúdo, trace um plano de estudo e mantenha o foco.  

Custo financeiro – avalie os custos e o tempo necessário para ir em busca dessas certificações. Saiba que as taxas de inscrição podem ser elevadas, portanto, é importante ter uma reserva para este fim. Apostar em cursos preparatórios, materiais de estudo, simulados e eventos também pesa no orçamento, portanto, organize suas finanças antes de iniciar essa trajetória.

Relevância: procure confirmar se certificações ainda estão alinhadas com as necessidades atuais do mercado brasileiro. Assim você dedica tempo e investimento numa certificação realmente relevante e que trará bons resultados para a sua carreira.

Planejamento: pesquise e procure integrar tais certificações num plano de carreira em longo prazo. Dessa forma, você valoriza o valor destinado e o tempo de estudo podendo usufruir disso de forma mais efetiva.

Tags :
TI

Compartilhe :