Qual é a importância da rentabilidade na locação de equipamentos?

Qual é a importância da rentabilidade na locação de equipamentos?

Conquistar clientes é a maior missão de empresas em todos os segmentos e não seria diferente com os negócios de aluguel. Porém, existe uma preocupação permanente: a rentabilidade na locação de equipamentos.

A rentabilidade é um indicador fundamental para a tomada de algumas das maiores decisões de crescimento da empresa.

É através dele que o empreendedor e sua equipe avaliarão se as políticas de compra de ativos, a gestão de gastos e o market share permitirão que o prazo de retorno do investimento seja cumprido.

O prazo de retorno, por sua vez, é a baliza para manter a atratividade da empresa e viabilizar projetos como uma expansão física ou assumir uma nova frente de negócios.

Podemos perceber o papel crucial da rentabilidade na gestão da empresa de aluguel, em especial quando falamos de operações com diferentes complexidades e da especificidade de cada equipamento.

Neste artigo, a Allugg vai falar sobre a importância da rentabilidade no negócio de locação e como a empresa pode implementar a melhor visão desse indicador no dia a dia e no futuro da empresa!

RENTABILIDADE E LUCRATIVIDADE SÃO A MESMA COISA?

A resposta parece óbvia, porém existe a tendência de que lucratividade e rentabilidade sejam vistas como sinônimos, o que não é verdade.

Para entendermos a importância da rentabilidade, é importante reforçar a diferença entre um negócio lucrativo e um negócio rentável, pois eles podem até mesmo seguir tendências de resultado opostas na mesma empresa.

O QUE É LUCRATIVIDADE?

A lucratividade é a relação, em um determinado período, entre o faturamento e os custos e despesas que uma empresa arca para desenvolver as atividades voltadas a venda de produtos e serviços e o atendimento.

A lucratividade demonstra o quão eficiente a empresa está sendo na sua gestão de gastos e na precificação dos seus serviços – os pilares do lucro líquido.

Em um exemplo simples, se uma empresa de locação, no mês de março, obteve:

  • Faturamento bruto: 150 mil
  • Custos e despesas operacionais: 105 mil
  • Lucro líquido: 45 mil

A lucratividade é de 30% – 45 mil de saldo em relação aos 150 mil de faturamento.

O resultado deve ser comparado às premissas estabelecidas no planejamento estratégico para, se for o caso, revê-lo ou adotar medidas como mudanças na política de compras, melhorias de processos, redução de paradas imprevistas de equipamentos e outras.

O QUE É RENTABILIDADE?

A rentabilidade é a relação, em um determinado período, entre lucro líquido e investimento inicial do negócio.

Ela demonstra o quão eficiente foi o planejamento de investimento e a estimativa de lucro – juntos, eles estabelecem o prazo de retorno.

Tomando o exemplo usado anteriormente, se a empresa de locação, no mês de março, obteve:

  • Faturamento bruto: 150 mil
  • Custos e despesas operacionais: 105 mil
  • Lucro líquido: 45 mil
  • Investimentos: 900 mil

A rentabilidade é de 5% – 45 mil de saldo em relação aos 900 mil de investimento.

Um negócio é rentável na medida em que o lucro líquido consegue pagar o investimento inicial dentro do prazo definido no plano de retorno do investimento.

Considerando que longos prazos de retorno trazem mais incertezas quanto ao atingimento, os empreendedores buscam os menores prazos – que também devem ser factíveis.

Por outro lado, quanto mais o prazo de retorno for alargado pelos lucros reais, mais demorado será o início do potencial de riqueza que surge após o payback do negócio.

Além disso, pode provocar a demora para executar os investimentos estratégicos planejados com base no prazo de retorno – a criação de uma nova loja ou um projeto de expansão para um novo segmento de cliente, por exemplo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA RENTABILIDADE NA LOCAÇÃO?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA RENTABILIDADE NA LOCAÇÃO?

A rentabilidade é um indicador de desempenho indispensável para o monitoramento da saúde de uma empresa, a capacidade dela de se pagar dentro do prazo e se tornar atraente e segura para novos investimentos, internos ou de terceiros.

No mercado de locação, ela se torna ainda mais importante pois é um setor onde a visão de projeto está fortemente presente – existe um planejamento e investimento iniciais, custos e despesas e a expectativa de receita.

AS DIFERENTES VISÕES DE RENTABILIDADE NA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Podemos dizer que uma empresa de assinatura de equipamentos é um conjunto de unidades independentes (contratos ou projetos) com estruturas de custos, despesas e receita próprias e interrelacionadas para definir um resultado global.

Se tomarmos o exemplo de uma locadora de equipamentos de saúde como exemplo – mas todos os segmentos de aluguel podem usar a mesma metodologia – teremos diferentes níveis de visão de resultado com importância estratégica.

RENTABILIDADE DE LOCAÇÃO POR PROJETOS

Aqui temos a reunião de contratos com perfis técnicos variados mas que atendem a objetivos comuns em uma região ou um projeto de desenvolvimento maior.

Por exemplo, alugar equipamentos para as unidades de um hospital – CTI adulta, CTI neonatal, enfermarias, laboratórios e ambulatórios – geridas por empresas terceirizadas diferentes e com poderes decisórios independentes.

A empresa locadora terá investimentos por contrato em:

  • Aquisição ou preparação técnica de equipamentos;
  • Fretes;
  • Prazos de locação;
  • Alocação de mão-de-obra;
  • Planos de manutenção preventiva para cada máquina;
  • Despesa potencial de manutenção corretiva;
  • Estoques de insumos e peças de reposição rápida.

E se uma das áreas for reduzida por falta de demanda?

Se o hospital rescindir um contrato e contratar outra terceirizada?

Se um ou mais equipamentos apresentarem excesso de falhas?

Evidentemente, a gestão dos contratos no dia a dia é individual, porém os resultados serão desiguais.

É fundamental usar uma rentabilidade de projeto, principalmente se a empresa planejou um retorno de investimento global e quer avaliar o potencial de negócios similares no futuro.

Também é possível acender o alerta para riscos iminentes: perda de parte da receita, excesso de gastos com manutenção e atrasos na reposição de equipamentos, gerando multas.

Tudo isso afetará diretamente a rentabilidade e a atratividade da operação.

RENTABILIDADE DE LOCAÇÃO POR CONTRATOS

Essa é a modalidade mais comum, onde toda a visão de rentabilidade é focada em um cliente com o investimento, os custos, despesas e receitas correspondentes.

Pode parecer um modelo de gestão simples – considerando o que podemos chamar de simples no setor de locação – mas embute um grande desafio: contratos com diversos equipamentos.

Cada ativo tem um histórico de frequência de uso e desgaste próprio, que acelera os gastos com manutenção em um ritmo específico e precisa de monitoramento constante para evitar que os custos superem as previsões.

Como decidir uma troca de equipamento dentro de um contrato?

RENTABILIDADE DE LOCAÇÃO POR EQUIPAMENTOS

Chegamos ao nível mais específico, quando é preciso monitorar a rentabilidade de cada ativo destinado à locação, mesmo não estando em um contrato, comparando as receitas geradas, descontados os custos e despesas, com o investimento inicial.

Avaliar a rentabilidade de um ativo é um trabalho de alta precisão para chegar ao momento exato de, por exemplo, vender o equipamento para apurar uma receita que, combinada a outros fatores, permita a reposição do item.

Erros de gestão e de avaliação podem precipitar a venda sem um planejamento de reposição pronto e encarecer a nova compra.

A TECNOLOGIA É A PARCEIRA NA ANÁLISE DE RENTABILIDADE NO ALUGUEL

Uma solução de sistema de alto nível e integrada é a grande aliada para gerir toda a massa de dados e avaliar a rentabilidade em diversos níveis, até chegar na empresa como um todo.

Na Allugg, nossa equipe é formada por especialistas em análises de performance e propõem soluções digitalmente inovadoras que ajudem a alcançar mais negócios e vendas, com qualidade nos resultados.

Oferecemos um serviço sem pontas, ligando os sonhos da sua empresa a oportunidades, de forma digital. Simples e descomplicada!

Quer formar uma parceria de negócio que siga novas práticas, traga novos olhares, que seja transparente, economicamente viável e alinhado com a agenda ambiental que a sociedade precisa?

Venha conhecer a parceria de valor Allugg que conecta você à melhor solução!

Compartilhe:

Mais Posts