Como manter a produtividade no trabalho depois do Carnaval?

Como manter a produtividade no trabalho depois do Carnaval?

O Carnaval é uma época do ano muito aguardada por todos os brasileiros, seja para aproveitar a folia, para viajar ou apenas para descansar colocando as séries e filmes em dia. Mas como lidar com a possível queda de produtividade no trabalho depois do feriadão?

Dependendo do setor de atividade, muitas empresas estendem o carnaval até o final de semana seguinte, aumentando a pausa para evitar gastos operacionais elevados em dias com pouco movimento.

Se isso pode impedir prejuízos, também aumenta a pausa e a preocupação com a retomada de ritmo na volta. Por outro lado, ao voltar imediatamente após o feriado, a dificuldade de voltar ao ritmo é maior e também está nos seus clientes e fornecedores.

Então como manter a produtividade no trabalho depois do carnaval? Vamos falar, neste artigo, sobre como você pode orientar suas equipes para que tudo seja alegria e leveza – incluindo o pós-folia!

1 – VALE A PENA RETORNAR AO TRABALHO LOGO APÓS O CARNAVAL?

Essa é uma pergunta que move os setores de recursos humanos: vale a pena retornar ao trabalho logo após o fim do carnaval ou estender o feriado até o final de semana seguinte?

A resposta é simples: depende. Por mais positivo que a extensão seja para os colaboradores, alguns fatores precisam ser considerados para escolher a melhor opção pensando na produtividade no trabalho.

SETOR DE ATIVIDADE DA EMPRESA

Alguns setores como as indústrias têm uma flexibilidade maior para estender o feriado em virtude de suas programações serem feitas com mais antecedência e não dependerem do movimento de clientes na volta da folia.

O comércio, de uma forma geral, depende muito dos dias – que podem ser três com o sábado e representar 15% do potencial de faturamento. Lojas de rua devem olhar o movimento de pessoas para decidir. As lojas em shopping centers são mais atraentes no pós-folia quando pensamos na produtividade no trabalho.

Os serviços de manutenção veicular e de saúde costumam ter uma demanda forte no final do feriado, enquanto as consultorias e escritórios podem se programar para prorrogar a volta.

RELAÇÃO DE CUSTO E BENEFÍCIO

O principal fator que pesa na escolha é a economia com despesas nesses dois dias, por isso é preciso avaliar se há um faturamento cessante e se o gasto é maior que o ganho.

Não podemos esquecer que os gastos dos funcionários também devem ser considerados – como o transporte, o estacionamento e a refeição. Em dias de pouco movimento, esses gastos podem desmotivá-los e impactar na produtividade no trabalho!

IMPACTO NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Esse é um aspecto intangível nas planilhas mas concreto nos corredores: dar aos funcionários mais dois ou três dias pode ter um efeito positivo na motivação, no clima de retorno ao trabalho e na produtividade no trabalho das equipes.

Além disso, os funcionários terão mais tempo para descansar após os dias de folia ou de uma volta de viagem complicada.

2 – ESTIMULAR UMA AGENDA PARA OS PRIMEIROS DIAS DE RETORNO

Nada pode ser mais prejudicial a produtividade no trabalho na volta do carnaval do que perder o ponto em que os trabalhos pararam antes. E acredite: cinco dias de folia podem fazer muito projeto atrasar ou desandar!

Em operações rotineiras como o atendimento a clientes e as linhas de produção, a retomada tende a ser mais simples pela previsibilidade de processos. Porém, não descarte uma agenda para assuntos complexos ou que envolvam diversas pessoas e setores.

  • Fazer um status report de cada assunto: quais as etapas concluídas, os próximos passos e especialmente as últimas decisões;
  • Pedir que ele seja compartilhado com todos os envolvidos;
  • Fazer uma reunião no retorno para alinhar o conhecimento e reforçar as próximas atividades.

Dessa forma, as pessoas podem divertir-se no carnaval sem preocupações com a produtividade no trabalho pensando na continuidade dos projetos e a retomada do ritmo será mais fácil.

VALE A PENA RETORNAR AO TRABALHO LOGO APÓS O CARNAVAL?

3 – DEDICAR ATENÇÃO À SAÚDE DOS COLABORADORES NO RETORNO

Imprevistos durante a folia não são raros e podem afetar a saúde do funcionário, tanto física quanto emocionalmente. A atenção e a empatia do líder são essenciais para que o colaborador supere sem preocupação extra com os trabalhos (e até com o emprego em si).

Isso também vale para o estresse com a volta de viagem que atrasou horas e acabou com todo o descanso obtido. Uma postura compreensiva faz o funcionário entender a sua importância e ajuda na manutenção da produtividade no trabalho!

4 – BUSQUE A SIMPLICIDADE COM SOLUÇÕES MAIS RÁPIDAS!

Todos nós conhecemos a máxima de que o ano brasileiro começa depois do carnaval, não é mesmo? Sabemos que existe um fundo de verdade cultural nessa ideia – e o custo Brasil que ela provoca.

Porém, as grandes decisões nos negócios não escolhem data e podem acontecer assim que a empresa retorna do feriado. Afinal, estamos inseridos em uma economia globalizada, onde as respostas e entregas precisam ser rápidas.

Nesses momentos, a simplicidade gera soluções rápidas e eficientes para a produtividade no trabalho!

Modernizar as instalações e operações ou fechar um novo contrato de operação industrial, por exemplo, são decisões onde a rapidez para atender e o valor do investimento são decisivos para o sucesso.

Nós da Allugg oferecemos soluções de outsourcing de equipamentos para os mais variados segmentos de atividade, com:

  • Processos ágeis e descomplicados de análise e liberação;
  • Conexão com as melhores marcas do mercado;
  • Soluções adaptadas às constantes mudanças tecnológicas;
  • A melhor relação entre custo e benefício;
  • A disponibilidade ideal para operar no melhor prazo.

Dessa forma, atender grandes projetos na volta do carnaval é mais simples, com resultados mais rápidos e melhores para a produtividade no trabalho!

5 – FOCAR NA DIVERSÃO NO CARNAVAL E NÃO SENTIR CULPA DEPOIS!

Por fim, e não menos importante: aproveite ao máximo os dias de folia (ou de descanso)!

É uma oportunidade de recarregar as energias para os próximos desafios. E quem sabe não surgem grandes ideias numa conversa com amigos ou na paz de um hotel na montanha?

E o fundamental para líderes e equipes: não sentir culpa por divertir-se muito. Desligue-se do trabalho e crie as melhores memórias com a família e os amigos, você terá tempo para focar na produtividade no trabalho depois!

Conheça a parceria de valor Allugg que conecta você à melhor solução.

Traga o seu projeto para, juntos, buscarmos as melhores alternativas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais Posts