Como otimizar o processo de vendas para faturar mais?

Como otimizar o processo de vendas para faturar mais?

O processo de vendas costuma ser motivo de insônia de muitos gestores e não é um exagero, afinal é a cadeia de atividades mais importante em uma empresa, que resume tudo que precisa acontecer para os objetivos mais importantes: conquistar clientes e gerar vendas.

Quando falamos nesse processo, devemos englobar duas grandes estratégias distintas que porém precisam estar em perfeito alinhamento nas suas causas e efeitos:

  • A jornada de compra, que é a visão de marketing que se inicia na atração do cliente e passa pelo interesse pelos produtos, o desejo de compra e a ação de comprar;
  • O ciclo de venda, a sequência de atividades que serão provocadas internamente à medida que a jornada do cliente avança rumo à compra.

O processo de venda exige um aprofundamento desde a definição do perfil do cliente até o marketing pós-venda, passando por etapas cruciais como a proposta de venda, a análise de crédito e a logística de atendimento, entre tantas outras.

Como vemos, gerir esse processo é uma tarefa complexa e desafiadora o tempo todo por dois atores importantes: o cliente e a concorrência.

Então como melhorar o processo de vendas e vender mais? Nesse artigo, separamos algumas ações que podem mudar completamente a qualidade dos seus negócios e vendas!

MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE COM OMNICHANNEL

O mundo online tornou-se a trilha fundamental nos negócios, porém o mundo offline não perdeu a sua importância. Unir esses dois mundos pode elevar o patamar dessas duas experiências.

Afinal, pessoas ainda buscam relacionamentos e trocas de vivências. Mas como conciliar as estratégias online e presenciais e obter o melhor de cada uma?

A resposta pode estar no omnichannel – as muitas soluções combinadas de recursos de atendimento digital e físico para proporcionar um atendimento único – algo muito valorizado pelos consumidores atuais.

Um cliente pode:

  • Começar a jornada de compra num chatbot de rede social;
  • Comprar no e-commerce;
  • Acompanhar a entrega pelo whatsapp;
  • Retirar a mercadoria em uma loja;
  • Receber conteúdo direcionado por e-mail.

O omnicanal enriquece a experiência do cliente, aumenta a fidelização e estimula novas compras.

Pode ser aplicado a todos os tipos de negócio, sempre com o estudo profundo sobre quais estratégias agregam real valor de acordo com o perfil do seu cliente.

INVESTIR CONSTANTEMENTE NA QUALIFICAÇÃO

O mundo digital trouxe velocidade e eficácia mas não ocupa o espaço do ativo mais importante do seu negócio: a qualificação dos colaboradores.

Os consumidores do século XXI podem saber tudo sobre o seu produto nos canais digitais, mas quando o assunto é atendimento, a relação precisa ser diferenciada, com profissionais prontos para responder técnica e animicamente.

Mantê-los constantemente atualizados sobre os produtos e serviços, as novas tecnologias do setor e as formas inovadoras de atuar no ciclo de venda é importante para que o atendimento de excelência seja alcançado.

Além de qualificar vendedores, é essencial que as equipes técnicas e administrativas estejam preparadas com conhecimento e respostas rápidas, pois são pontos de contato importantes no dia a dia.

A Allugg investe na qualificação constante de seus profissionais para produzir um modelo de negócio de aluguel de equipamentos eficiente e sustentável, potencializando as marcas de seus parceiros e contribuindo para aumentar as vendas!

MAPEAR O PROCESSO DE VENDAS (E REVISAR PERIODICAMENTE)

MAPEAR O PROCESSO DE VENDAS (E REVISAR PERIODICAMENTE)

Mapear processos é uma metodologia fundamental em todas as empresas, das mais simples às grandes corporações, porém ainda é negligenciado pela maioria delas.

O motivo é simples: mergulhando em cada atividade e detectando os gargalos que bloqueiam a performance, o negócio descobre que precisa mudar para crescer – e existe uma resistência quando as mudanças envolvem gastos.

Porém, não mapear não é uma opção: para crescer, é preciso buscar a melhor forma de fazer cada coisa. Além disso, nenhum processo é eterno e a obsolescência pode custar clientes e vendas.

Portanto, engajar suas equipes em um projeto de mapeamento dos processos, da jornada do cliente ao marketing pós-venda, passando pelas regras de negócio e a logística de entrega.

ESTABELEÇA METAS E INDICADORES DE DESEMPENHO

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia. (William Edwards Deming)

Essa frase mostra todos os pilares do sucesso de um negócio. Definir metas e saber medi-las são alguns deles.

Estabeleça indicadores de desempenho (os KPI – Key Performance Indicator) para cada passo do processo, como por exemplo:

  • Volume de captação de clientes;
  • Tempo de resposta nos canais digitais;
  • Percentual de desconto;
  • Tempo de separação e despacho de vendas.

Cada negócio pode definir diversos KPI específicos, eles trabalham intimamente ligados aos processos e podem apontar problemas localizados –equipe subdimensionada, atividade muito demorada, sistema instável, demora nas aprovações e outros.

Mas cuidado com o excesso de indicadores para não engessar as atividades!

REDUZIR AO MÁXIMO A BUROCRACIA

Nem o preço nem o prazo; a papelada e a demora nas análises costumam ser os maiores empecilhos para vender. Por isso, é preciso buscar formas de reduzir o impacto da burocracia nos negócios.

Usar a tecnologia é o melhor deles, com sistemas e plataformas que permitem que os clientes se relacionem com a empresa de uma forma segura, simples e rápida.

Os procedimentos onde a burocracia costuma impactar mais fortemente são a análise de crédito, o recebimento digital de documentos e o envio de propostas, contratos e faturas.

A Allugg oferece aos seus parceiros uma plataforma de gestão do negócio de aluguel com uma série de recursos que agilizam os negócios e reduzem a burocracia.

  • Simulação e envio de propostas a clientes potenciais;
  • Recepção de documentos digitais;
  • Motor de crédito com inteligência artificial;
  • Formalização de negócios (contratos);
  • Controle de pagamentos.

Com todas essas funcionalidades, a Allugg contribui para:

  • Reduzir erros, atrasos e atritos dos processos físicos;
  • Tornar a jornada do consumidor ainda mais ágil e rica;
  • Aumentar a chance de fechamento do negócio.

Como você pode ver, a tecnologia pode conferir mais qualidade na negociação e no resultado final, liberando suas equipes para buscar mais vendas!

PARA A ALLUGG, A QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL É A ALMA DOS NEGÓCIOS!

O compromisso da Allugg é promover uma parceria de negócio que siga novas práticas, traga novos olhares, que seja transparente, economicamente viável e alinhado com a agenda ambiental que a sociedade precisa.

Esse modelo visa o equilíbrio entre a atividade econômica, a preocupação social e a mitigação máxima de impactos dos negócios nos recursos naturais e nas relações das pessoas com eles, em um ecossistema justo, sustentável e acessível.

Acreditamos que essa visão socioambiental é a base para que consumidores e negócios se unam em torno de algo muito maior e essencial para todos!

Conheça a parceria de valor Allugg que conecta você à melhor solução.

Traga o seu projeto para, juntos, buscarmos as melhores alternativas.

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