Locação ou Leasing: qual é o melhor para a sua empresa?

Locação ou Leasing

A economia colaborativa tem mudado a forma de as pessoas se relacionarem com suas necessidades e com a propriedade dos bens, buscando formas sustentáveis de redução de custos e de impactos socioambientais. A locação e o leasing podem ser fortes aliados nessa busca.

Hoje em dia, falamos naturalmente de aluguéis de residências como hospedagem, serviços de carona que reduzem custos de viagens e até de locação de vagas de garagem porque as pessoas abriram mão de seus carros.

Mas como assim, abriram mão de ter carro?

Sim, esse é um dos vários efeitos da economia compartilhada e todas essas experiências levam as empresas a investirem cada vez mais na locação de equipamentos para produzir com mais agilidade e menor custo, além de outros benefícios.

Por outro lado, ainda existem dúvidas se fazer um leasing de máquinas para construção ou de equipamentos de TI, por exemplo, não é mais vantajoso que alugar.

Ter a posse e futuramente a propriedade ainda é melhor do que usufruir quando e como necessitar?

Nós da ALLUGG vamos falar desses modelos, suas características e benefícios, para ajudar você a conhecer mais desse momento de transformação profunda na relação de consumo e posse.

PARA COMEÇAR: O QUE SÃO O LEASING E A LOCAÇÃO?

LEASING DE EQUIPAMENTOS

Também conhecido como arrendamento mercantil, uma instituição financeira (sociedade de arrendamento) adquire o bem e aluga para o cliente por um prazo definido, usando uma das modalidades conhecidas.

  • Leasing operacional: é a modalidade com uma prestação mensal mais alta, pois o arrendatário (usuário) poderá não exercer a opção de compra no final do contrato;
  • Leasing financeiro: nessa modalidade, o arrendatário tem a intenção de comprar o bem no final do contrato, pagando o valor residual;
  • Lease back: quando uma empresa fecha um contrato de leasing usando bens próprios, o que se torna uma espécie de empréstimo com bens em garantia.

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

É um processo simples onde um cliente firma um contrato de aluguel com um fornecedor para usar o bem por um prazo e um valor fixos, podendo prorrogar ou entregar o bem antes do prazo e pagando apenas o saldo de dias usados até o término.

Como podemos ver já nas definições, existem diferenças entre leasing e aluguel que vão impactar em diversas visões de negócio da empresa. Vamos falar de algumas delas!

FLEXIBILIDADE NO FLUXO DE CAIXA

Esse é um diferencial que as empresas devem considerar com atenção, pois o leasing define um compromisso mensal de pagamento a longo prazo e essas prestações serão a garantia de uso e de aquisição do bem no futuro.

Na locação, a empresa pode definir contratos de curto e médio prazo, prorrogar, antecipar ou encerrar o contrato de locação conforme o ritmo dos trabalhos com os equipamentos ou no caso de mudanças de perfil técnico deles.

Isso garante uma flexibilidade ao fluxo de caixa que é essencial nos momentos em que o mercado e a demanda estão em baixa.

ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DOS EQUIPAMENTOS

A evolução tecnológica felizmente é realidade, criando equipamentos mais eficientes com frequência, mas como lidar com a obsolescência da frota?

Essa é uma situação muito presente nos equipamentos hospitalares com a tecnologia embarcada cada vez maior e nos equipamentos de TI que evoluem rapidamente e as empresas precisam se atualizar para acompanhar a velocidade dos negócios.

No leasing, existe a possibilidade de substituir o bem por um mais moderno, porém é uma operação complexa que, entre outros aspectos:

  • Precisa ser aprovada pela instituição financeira;
  • Deve haver um terceiro que compre o bem substituído;
  • O arrendatário pagará a diferença de preço, assumindo a compra de um equipamento mais caro.

No aluguel de bens, basta devolver o equipamento obsoleto e alugar outro com a mesma simplicidade da primeira locação!

Além disso, a prestação será aumentada por um percentual sobre a prestação que represente o aluguel do novo bem – um valor muito inferior.

Locação ou Leasing qual o melhor

CUSTOS DE MANUTENÇÃO

A manutenção de equipamentos de alto valor agregado é uma conta pesada no fim do mês e a diferença entre locação e leasing é significativa.

No leasing, todas as despesas de manutenção preventiva e corretiva correm por conta do arrendatário. O tempo pode ser um grande problema, o que leva as empresas a alugarem equipamentos durante o período de reparo.

No aluguel, os custos preventivos e corretivos são de responsabilidade da empresa de locação e é possível substituir rapidamente o bem em caso de falha grave, evitando que a operação seja interrompida.

DISPONIBILIDADE PARA REPOSIÇÃO OU ADIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Precisar de mais equipamentos ou substituir máquinas em uma nova fase da obra é uma constante nos negócios da construção civil e de muitos outros setores.

É preciso ter agilidade para alterar a frota de equipamentos. Na locação, isso se resolve com a mesma facilidade de um contrato novo e o cliente pode programar os novos aluguéis conforme a necessidade no cronograma.

No leasing, cada novo bem é um contrato novo, com todas as suas exigências. Dependendo dos prazos de entrega, para ter todos os equipamentos sem atrasos, é preciso fechar um contrato inicial para todos – gerando um custo antecipado alto.

PRAZO DE ENTREGA

Qual novo contrato de obra ou expansão de fábrica pode esperar por meses para receber seus equipamentos, muitas vezes importados e começar a operar? Cada dia a mais de prazo é a concorrência vendendo.

O prazo de entrega é um fator crucial nos negócios dos dias atuais. Podemos levar anos para fechar um contrato mas começar a atender não pode esperar dias!

As empresas de leasing não mantêm estoques – não é o foco do seu negócio – e com isso estarão sempre sujeitas à disponibilidade do momento nos fornecedores.

As empresas de aluguel de equipamentos, além de terem estoques para atender de imediato, mantém uma rede de fornecedores para monitorar prazos e pronta para negociar.

É o negócio das empresas locadoras: ser a opção que alia flexibilidade de operação com os melhores prazos de atendimento para que o locatário atenda o seu cliente com a agilidade que ele precisa!

Conheça a parceria de valor Allugg que conecta você à melhor solução.

Traga o seu projeto para, juntos, buscarmos as melhores alternativas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais Posts