Memória CAMM: novo padrão para notebooks?

A JEDEC, a organização responsável por estabelecer os padrões de RAM, está atualmente trabalhando em uma nova especificação para substituir os SO-DIMMs comumente usados, de acordo com Tom Schnell, membro do comitê JEDEC e engenheiro sênior da Dell. 

Schnell, que criou o design do Compression Attached Memory Module (CAMM) para a Dell, observou que o novo padrão JEDEC CAMM provavelmente será baseado em seu design, mas pode diferir conforme for desenvolvido pelo grupo. 

Apesar dos desafios que podem surgir com a implementação de novos padrões de hardware, a JEDEC parece estar progredindo.

Comparação entre SODIMM e CAMM
Comparação entre o padrão SODIMM e CAMM

Diferenciais da Memória CAMM

Projetada para superar os limites de largura de banda do padrão SODIMM, o novo padrão CAMM traz inúmeros benefícios para o usuário final que terá laptops mais finos e leves e muito mais parrudos.

Os novos módulos de memória tem uma altura 57% menor em comparação com uma solução SODIMM e poderão alcançar capacidades entre 16GB e 128GB, o que pode diminuir consideravelmente o espaço físico, atualmente impossível com o SODIMM.

Isto não só torna os portáteis mais finos, como também permite mais espaço na placa mãe para outros componentes, tais como um módulo M.2 1216 WLAN.

Aprovação do setor

De acordo com Tom Schnell, a aceitação da nova especificação ocorreu sem problemas com o grupo de trabalho de cerca de 20 empresas votando a favor dela. 

Ele afirmou que houve “aprovação unânime da especificação 0.5” e que o JEDEC pretende finalizar a especificação 1.0 até o segundo semestre de 2023, com sistemas que utilizam a tecnologia CAMM esperados para o ano seguinte.

Embora Tom Schnell não possa divulgar as empresas que votaram a favor da nova especificação, ele afirmou que o grupo inclui uma gama diversificada de fornecedores, incluindo aqueles envolvidos em System on a Chip (SoC), conectores, fabricantes de equipamentos originais (OEMs), e mais. Todas essas empresas votaram unanimemente pela adoção da especificação comum CAMM, sem votos contrários. 

Atualmente, a JEDEC lista 332 empresas como membros, incluindo nomes conhecidos como Apple e ZTE, cada uma envolvida em vários aspectos da memória em diferentes setores.

Projeto Dell CAMM

A Dell apresentou seu design CAMM em abril de 2022 com o objetivo de substituir o design SO-DIMM, que é usado durante décadas na maioria dos laptops para jogos e estações de trabalho. O principal apelo do padrão CAMM é que ele permite maior densidade de memória e, ao mesmo tempo, escala para velocidades de clock cada vez maiores.

Uma das razões para a urgência no desenvolvimento da nova especificação são as limitações que se aproximam do design atual do SO-DIMM quando ele atinge seu limite de largura de banda em DDR5/6400. Tom Schnell afirmou que, embora a especificação do CAMM ainda não esteja finalizada, os primeiros módulos JEDEC CAMM continuarão onde o SO-DIMM termina: em 6400.

Memória JEDEC CAMM

Tecnologia não-proprietária

Vale a pena notar que, quando a Dell introduziu o CAMM pela primeira vez, houve alguma confusão sobre se era uma especificação proprietária que “prenderia” os clientes a um design específico. A Dell enfatizou que essa não era sua intenção e a rápida aprovação da especificação pelo JEDEC parece apoiar essa ideia.

Schnell abordou essa preocupação inicial afirmando que, como uma grande empresa, o objetivo da Dell não é ganhar royalties de patentes, mas recuperar o custo de inventar e implementar a tecnologia.

“Fazemos parte da indústria de PCs e a indústria de PCs é construída a partir de um ecossistema de parceiros, fornecedores, todos contribuindo”, disse Schnell. “Sim, a Dell faz grandes inovações próprias em nossos sistemas, mas também integramos muitas inovações de muitas pessoas.”

Mão na massa com a controversa memória CAMM da Dell – PCWorld

Fonte: PC World

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Siga-nos nas redes sociais

Últimas Postagens