Ano Novo: como trazer mais inovação para sua empresa?

Ano Novo: como trazer mais inovação para sua empresa

A chegada do ano novo é um momento não apenas de reflexões e sonhos para as pessoas, mas também fundamental para as empresas avaliarem resultados, relembrar as lições aprendidas e projetar metas.

Uma expressão deve nortear esse trabalho: a cultura da inovação.

Há algumas décadas, vivemos transformações econômicas e sociais muito rápidas e constantes. O perfil de consumo e o estilo de vida das pessoas mudam a cada evolução tecnológica, obrigando os negócios a se adaptarem a uma nova realidade – até que a próxima novidade surja!

Sempre haverá um concorrente com uma forma de atendimento ou de entrega diferenciada. Sempre haverá uma tendência de mercado que pode colocar uma empresa em desvantagem no mercado e num piscar de olhos no ano novo!

Por esses motivos, inovar constantemente deve ser uma cultura da empresa.

A boa notícia é que trazer mais inovação para as equipes e processos não significa apenas um sistema novo ou uma tecnologia única.

Existem diferentes formas de inovar, se posicionar de forma mais competitiva e tornar-se um referencial para a sociedade na preocupação de sempre fazer melhor e contribuir para uma economia sustentável.

Neste artigo, nós da ALLUGG vamos falar de algumas formas. Aproveite cada uma e comece o ano novo  com as melhores expectativas para sua empresa e para o mundo!

ESTIMULE A CULTURA DA CRIATIVIDADE NA EMPRESA 

O ritmo das novidades e mudanças no mercado, com novas tecnologias e modelos de negócio, costuma transmitir a ideia de que devemos olhar o que está acontecendo lá fora e sermos apenas receptivos ao que pode agregar valor para a empresa para o ano novo.

Porém, nas equipes de trabalho também estão consumidores estimulados diariamente por diversas experiências de compra e podem contribuir com ótimas ideias para a empresa.

É um potencial de criatividade que não podemos desperdiçar no ano novo!

Estimular o pensamento criativo dos funcionários e o diálogo entre os setores é fundamental para que novas formas de gestão contribuam na melhora da performance da empresa em vários aspectos.

  • Relacionamento com clientes (canais, formas de engajamento);
  • Logística (armazenagem, modais, roteirização de entregas);
  • Redução de custos e despesas;
  • Eficiência na produção.

Não só as boas ideias direcionadas ao core business devem ser estimuladas no ano novo; diferentes formas de comunicação interna, modernização de equipamentos e otimização dos espaços de trabalho são algumas mudanças que impactam na produtividade e na satisfação dos funcionários.

PROMOVA AS LIDERANÇAS VOLTADAS PARA A INOVAÇÃO

Outra ação importante para o ano novo é instituir a cultura inovadora como um valor corporativo e incentivar e livre contribuição entre as pessoas. Dessa forma, a empresa estará sempre sendo movida por ótimas ideias que se transformam em soluções e estratégias eficazes.

Para isso, as lideranças na organização exercem um papel central para motivar e endereçar da melhor forma as mudanças propostas.

Muitas empresas mantém laboratórios de inovação – equipes que monitoram as inovações no mercado, o que pode acelerar a implementação de algumas.

Porém, é importante que este setor também estimule a criatividade de cada funcionário!

Os líderes devem valorizar cada ideia, envolver setores, abrir discussão mesmo que a ideia a princípio pareça criativa demais, de difícil implementação ou de alto custo – uma avaliação de retorno de investimento pode mostrar o contrário.

Lembre-se: alguém um dia acreditou que falaríamos com outras pessoas à distância enquanto andamos nas ruas!

COLOQUE O CLIENTE NO CENTRO DA INOVAÇÃO

É importante que o ambiente de inovação da empresa, com as contribuições dos colaboradores e o patrocínio da diretoria, seja focado no objetivo maior: proporcionar a melhor experiência aos clientes.

Os clientes dos tempos atuais querem produtos, serviços e atendimento personalizados e o uso de ideias inovadoras aproxima a empresa deste desejo, e não será diferente no ano novo.

A melhoria contínua sempre aprimora um aspecto na relação com o cliente – por exemplo, modernizar a rede de computadores melhora a velocidade de atendimento e de resposta aos pedidos e reclamações.

Por outro lado, o que pode ser mais benéfico para melhorar o atendimento no ano novo?

  • Um chatbot?
  • Um aplicativo?
  • Uma central telefônica mais moderna?

É fundamental entender as reais necessidades do público-alvo para que a inovação vá ao encontro do que encanta os seus clientes, que gostam de inovações, mas sempre valorizarão o que funciona para eles!

ALINHE AS INOVAÇÕES COM O ORÇAMENTO DA EMPRESA

Um ambiente criativo trará grandes ideias que podem não ser financeiramente viáveis ou possíveis somente a longo prazo – o orçamento da empresa vai dar esta resposta.

Isso não significa que não devemos inovar no ano novo, mas que as mudanças sejam sustentáveis para evitar que tenham vida curta, o que acaba prejudicando a imagem da empresa.

Medir a relação entre custo e benefício das inovações é a melhor forma de decidir como e quando implementar cada uma.

Isso permite planejar com mais acerto, engajar mais os funcionários e manter acesa a cultura da inovação.

INVISTA NO ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS PARA A SUA OPERAÇÃO

A busca pela inovação é uma rotina nos fabricantes de equipamentos no ano novo, investindo em tecnologias mais avançadas que reduzem o custo de fabricação e agregam recursos para aumentar a produtividade nas atividades.

Nós conhecemos essa dinâmica no dia a dia com notebooks e smartphones que incorporam melhorias anualmente, mas o setor hospitalar e o segmento da construção civil são alguns dos mercados que convivem com a evolução tecnológica constante.

Afinal, sabemos a diferença que a tecnologia pode fazer em um centro de diagnóstico por imagem ou na construção de um shopping center quando o assunto é tecnologia embarcada.

Alugar equipamentos agrega inovação sem comprometer o orçamento

A inovação não está ligada somente a ótimos produtos mas também a decisões estratégicas que podem colocar a empresa em um patamar mais alto de produtividade, rentabilidade e melhorar o posicionamento de marca no ano novo.

Uma delas é investir na locação de equipamentos para as mais variadas finalidades – trabalhos dos funcionários, produção própria e a prestação de serviços a clientes.

Ter equipamentos próprios é um:

  • Investimento alto que compromete a capacidade financeira e de crédito;
  • Obstáculo financeiro grande no momento de renovar a frota;
  • Fator crítico para assumir operações que exijam equipamentos mais modernos em pouco tempo.

Ano novo: Inovação Allugg

Alugar equipamentos traz benefícios para empresas e clientes

Para a sua empresa:

  • Redução substancial do comprometimento de caixa;
  • Previsibilidade financeira;
  • Renovação da frota de forma rápida e sem compras;
  • Operação com equipamentos mais modernos;
  • Aumento da performance das operações a curto prazo;
  • Aparelhamento de novos projetos com rapidez.

Para seus colaboradores:

  • Trabalhar com mais recursos e atingir metas superiores;
  • Atender clientes com mais agilidade e qualidade;
  • Trabalhar com mais conforto e motivação.

Para seus clientes:

  • Início do projeto em curto prazo;
  • Tranquilidade na reposição rápida de equipamento;
  • Entrega dos trabalhos em menos tempo e com mais qualidade;
  • Confiança quanto aos resultados oferecidos.

Como podemos ver, os equipamentos alugados proporcionam segurança financeira para a sua empresa e seus clientes, com a rapidez no atendimento de novas frentes de trabalho e na substituição ou mudança de perfil dos equipamentos.

Para a sociedade, é um modelo de negócio que privilegia a sustentabilidade do consumo e a economia compartilhada, uma tendência e inovação que será decisiva para o futuro dos negócios no ano novo!

Conheça a parceria de valor Allugg que conecta você à melhor solução.

Traga o seu projeto para, juntos, buscarmos as melhores alternativas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais Posts

Manifesto Allugg

Manifesto Allugg

O novo sempre traz questionamentos, dúvidas e incertezas. Mas também nos traz possibilidades, transformação e crescimento. É preciso mudar a lente. E estar aberto para

Leia Mais »